Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Você está aqui

Enviado por eopen em sex, 16/03/2012 - 15:35

O 1º de Dezembro é o dia mundial de luta contra a aids e este ano a campanha foi focada nos jovens

Por Christiane Silva Pinto

"A aids não tem preconceito. Você também não deve ter" é o slogan da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2010, lançada em 1º de dezembro, em Brasília (DF). Todos os anos, ações são promovidas ao redor do mundo, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção à doença e da luta para acabar com o preconceito, ainda tão presente na sociedade.

Este ano, a campanha foi voltada principalmente aos jovens de 15 a 24 anos e buscou conscientizá-los sobre comportamentos seguros de prevenção. De acordo com dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira, esse público possui maior número de parceiros casuais que os não-jovens. Além disso, 40% declararam não usar preservativo em todas as relações sexuais.

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais. As ações vão desde palestras gratuitas e distribução de preservativos nos postos de saúde até a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce.

Na televisão, podemos ver programas e debates sobre a aids, depoimentos de portadores do vírus HIV além de vinhetas mostrando a importância da camisinha. A MTV é uma das emissoras mais engajadas, promovendo desde 1998 a campanha “Staying Alive”, que conta com a participação de diversas celebridades do cenário musical e atinge diretamente os jovens. Neste ano, o objetivo da campanha é fazer com que mais pessoas façam o teste e descubram se são portadoras do vírus.

Na internet, os usuários do Twitter adicionaram a fitinha vermelha (símbolo da luta contra a aids) às suas fotos e muitos blogs estão trazendo textos sobre o assunto. Não é preciso muito para mostrar seu apoio a esta campanha, previna-se sempre e mostre ao mundo que você é livre de preconceitos.