Equipe da FEA vence Desafio de Dados de Criptomoedas da FGV

Você está aqui

Enviado por mayra.onishi em sex, 11/11/2022 - 16:45

Cacilda Luna

A equipe Cryptal, formada por 4 alunos da FEAUSP e 1 da Engenharia Mecânica da USP São Carlos, ficou em primeiro lugar na 3ª edição do Desafio de Dados (Datathon) de Criptomoedas, realizada pela Escola de Economia de São Paulo, da FGV. Os vencedores da competição foram Thais Cordeiro Teixeira (Ciências Econômicas), Eduardo Amorim Vilela de Salis (Administração), Lukas Gherman da Silva (Administração), Vinícius Roberto Simões Nazatos (Administração), da FEAUSP, e Heitor Teixeira Couto Campo (USP São Carlos). A equipe foi orientada pelo professor de Finanças Leandro dos Santos Maciel, do Departamento de Administração da FEA.

A competição é uma forma de fomentar estudos e atividades envolvendo blockchain e inovações financeiras, além de promover a integração de estudantes de graduação de todo o Brasil. O 2º lugar do Desafio de Dados de Criptomoedas ficou com a equipe AustrianBoyz, da UFRGS, e o 3º lugar com a equipe LTCM, da UFMG. Ao todo 14 equipes participaram da competição, representadas por 50 estudantes de graduação das seguintes instituições de ensino superior: FGV, FIAP, ITA, Mackenzie, PUC-PR, UEMG, Universidade Estadual de Maringá, UFMG, UFPA, UFPE, UFRA, UFRGS, UFT, UniCesumar, UNIP e USP.

O título do trabalho da equipe vencedora foi “Estratégia de investimento baseada em Mercados Fractais para o caso de criptomoedas”. Na pesquisa, foram avaliadas carteiras de criptoativos selecionados com base na eficiência que os ativos desempenham perante diferentes estratégias de alocação. De acordo com o estudo, o rankeamento por eficiência (MDM) foi capaz de selecionar a maioria dos ativos com melhores desempenhos nos períodos fora da mostra, abrindo-se espaço para que os alunos analisassem a eficiência como um fator que explicasse o retorno dos ativos.

Quanto às estratégias de portfólio, a equipe da FEA argumenta que se percebe que os modelos teóricos tiveram, em sua maioria, melhores relações de risco-retorno quando construídas com base nas criptomoedas consideradas eficientes. Em 2021, segundo eles, tais carteiras estiveram entre as que melhor perfomaram, enquanto que em 2022, ano no qual as criptos sofreram “bear-market” (mercado em queda), as carteiras “eficientes” obtiveram menores quedas.

A equipe vencedora irá participar nesta quarta-feira, dia 9, às 18h, de um Webinar promovido pela FGV. Para assistir basta acessar esse link.