Alunas da FEA são premiadas em conferência da NACRA

Enviado por mayra.onishi em seg, 13/11/2023 - 16:17

O trabalho “Tradeoffs da Sustentabilidade Corporativa: As tensões do tripé da sustentabilidade”, das alunas da pós-graduação em Administração da FEAUSP, Julia Mitsue (foto) e Patrícia Taeko Kaetsu, em conjunto com a professora Tania Casado (foto), do departamento de Administração, foi premiado como o melhor Teaching Case em língua portuguesa na conferência da NACRA (North American Case Research Association) de 2023, no Texas, Estados Unidos. Além da premiação, a FEA teve outros cinco Teaching Cases aprovados. Dentre eles, o trabalho sobre carreiras, de Adriely Auriema Zegaib, recém-formada em Administração. É a primeira vez que uma aluna de graduação tem seu trabalho aprovado e apresentado em uma conferência do NACRA.

Os trabalhos são enviados e avaliados pelos próprios autores dos Teaching Cases, através do processo “blind review”. Os aprovados são levados para a conferência anual, onde são apresentados e discutidos pelos autores. Um Teaching Case é um estudo no qual é apresentado um caso, e o aluno deve se colocar no lugar do tomador de decisão. Essa ferramenta didática é relevante pois instiga os alunos da graduação a colocar o conteúdo aprendido em prática.

A sustentabilidade em pauta

O trabalho vencedor do prêmio de melhor case em língua portuguesa abordou as dificuldades práticas de se aplicar a sustentabilidade nas empresas. “Nós falamos muito sobre o equilíbrio entre o econômico, social e o ambiental, mas pouco se fala como é difícil de se aplicar na prática, pois os gestores estão o tempo inteiro tendo que tomar decisões que implicam em pesar uma ou outra dimensão do triple bottom line sobre ter que olhar para o econômico, social e ambiental com o mesmo equilíbrio. Quando a gente pensa em negócios, é bem difícil na realidade” explicou Julia Mitsue, uma das autoras do trabalho. A doutoranda em Administração conta que o caso utilizado veio da tese de doutorado de Patrícia Taeko, uma das autoras do case vencedor.

Julia acredita que a conquista engrandece o nome da  FEAUSP internacionalmente. “Muitos desses Teaching Cases são publicados pela Harvard. Uma conquista dessas é boa para a FEA e para a USP para nos colocarmos mais uma vez como uma universidade que está produzindo ciência, um produto de qualidade para ser usado nas salas de aula”, contou.

Aluna estreia em conferência internacional aos 23 anos

Outra feana de destaque na conferência foi Adriely Auriema Zegaib (foto abaixo), a primeira aluna de graduação a participar do evento, com o trabalho “O Dilema de Maisa: Ser Médica ou Assistente Virtual?”, que aborda os acasos que podem surgir nas trajetórias das pessoas. No case aprovado, foi tratada a trajetória de Maísa, uma aluna de graduação que trocou de curso diversas vezes, influenciada tanto por opiniões de família e amigos, como pela pandemia da Covid-19. Em determinado momento, ela hospeda uma amiga que a oferece um emprego em seu negócio de retiros espirituais, levando a protagonista da narrativa a um novo dilema em relação à sua trajetória de carreira.

O trabalho é um caso investigado por Adriely em seu TCC “O papel do acaso na construção da trajetória e na consolidação de carreira de profissionais brasileiros”. “As pessoas têm uma visão bem espiritualizada do que é um acaso. Poucos falam que é só coincidência, muitos levam para um lado mais espiritual. Todos esses acasos geraram transformações muito grandes na vida das pessoas, de ir pra outro caminho profissional, resolver ter um estilo de vida diferente”, contou a autora.

Ela diz que se sentiu honrada de ter sido aprovada na conferência do NACRA. “A conquista foi importante pois mostra que é possível fazer outras coisas, não precisa enviar o TCC e fechar as portas, dá para explorar mais, ter experiências diferentes com o trabalho que você produz. É uma porta aberta para outras pessoas”, conta Adriely.

A autora ainda revelou que está buscando outros formatos para divulgar seu tema de estudo. “Eu tenho feito vídeos contando sobre o acaso, sobre essa noção de experimentação. É uma possibilidade de democratizar a discussão, de tornar o assunto mais palatável e levar para fora da academia”. Ela acredita que discutir desde cedo sobre os acasos que perpassam a trajetória profissional das pessoas pode ajudar a reduzir a pressão dos jovens. “É um tema que, se chegasse em alunos do ensino médio, poderia ajudá-los a ver a carreira com outros olhos e menos pressão. A carreira é algo que você vai construindo a partir de várias decisões, muitas delas influenciadas pelo acaso”, concluiu Adriely.