Feira de Recrutamento e Carreira 2022 teve formato híbrido

Você está aqui

Enviado por mayra.onishi em seg, 23/05/2022 - 14:02

 

Theo Sales e Brenda Fernandes da Silva

A Feira de Recrutamento e Carreira da FEAUSP, que é organizada há 20 anos pela FEA júnior USP, teve este ano o formato híbrido. Nos dias 17 e 18 de maio, a programação foi online, transmitida por meio da plataforma Zoom. permitindo a participação de pessoas de todos os lugares do Brasil. Já a parte presencial foi realizada nos dias 19 e 20 de maio. Este ano mais de 50 vagas de estágio foram oferecidas pelas empresas.

Com entrada gratuita, a Feria de Recrutamento teve palestras, workshops, e a tradicional feira que reúne grandes empresas interessadas no recrutamento de universitários, possibilitando o contato direto com recrutadores.

A primeira palestra online do evento foi apresentada por Renato Andrade, CEO e co-fundador da Merama. Ao mesmo tempo em que a maioria das startups não duram mais que dois anos, a empresa alcançou um valor de mercado de mais de 1 bilhão de dólares em menos de um ano, tornando-se o unicórnio mais rápido da América Latina. Renato, que é formado pela FEAUSP e ex-presidente da FEA Júnior, falou sobre a trajetória da startup, seus objetivos, sistemas e estratégias.

Em sua apresentação, o empresário detalhou os processos de uma startup, a partir das fases e rodadas de investimento, potencial de crescimento de forma repetível e escalável e elaboração de soluções inovadoras. Renato, então, falou sobre a importância que o mercado digital vem assumindo e das possibilidades de novos investimentos, de forma a maximizar o sucesso reduzindo os riscos. Por fim, ele também anunciou oportunidades de estágio em diversas áreas na empresa, desde finanças até tecnologia.

Os dois primeiros dias da feira no formato online contaram com palestras e workshops de empresas como Cosan, P&G, Mondelez e Ernst & Young, que realizaram diversas atividades ao longo do primeiro dia, e, ao final, bancos e grupos empresariais fizeram estandes onlines, como Itaú, Safra, Pag Bank e EY Parthenon. Na palestra da P&G, o assunto foi o “storytelling” e apresentações profissionais, fornecendo dicas, orientações e exemplos dinâmicos sobre as melhores estruturações, formatos e designs para uma apresentação marcante. 

No workshop  da Ernst & Young sobre consultoria e tecnologia, foi debatida a junção entre tecnologia e negócios ⎼ como entender o cliente, aplicar os sistemas tecnológicos para ele, oferecer soluções em formatos inovadores e também entender melhor a área de TI. Segundo os representantes da empresa, a área se tornou algo muito mais diverso, podendo contar não só com programadores e engenheiros, por exemplo, mas também com profissionais que vão de contadores até psicólogos e assistentes sociais.

 

O evento ainda contou com intervalos onde houve sorteios e bate-papos sobre programas de trainee e estágio, com tira-dúvidas e dicas.