Maria Dolores Montoya Diaz assume a diretoria da FEA

Você está aqui

Enviado por mayra.onishi em ter, 02/08/2022 - 07:05

Pela primeira vez na história da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP (FEAUSP) a diretoria da instituição será formada exclusivamente por mulheres. Na eleição realizada no dia 21 de junho, em votação com chapa única, foram eleitas para os cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente, Maria Dolores Montoya Diaz, do departamento de Economia, e Maria Sylvia Macchione Saes, do departamento de Administração. O mandato será exercido no período 2022-2026. As novas dirigentes foram escolhidas pelos membros da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da FEA.

Essa também será a terceira vez que a FEAUSP será dirigida por uma mulher. Já passaram pelo cargo, ao longo dos 76 anos da faculdade, as professoras Maria Alice Piffer Canabrava (1954-1957) e Maria Tereza Leme Fleury (2002-2006).

Maria Dolores e Sylvia Saes assumem a FEA num ano em que a instituição teve de retomar sua rotina de aulas presenciais, após dois anos de restrições impostas pela pandemia, período de grandes adaptações marcado especialmente pela adoção do ensino e trabalho remotos.

Em seu plano de gestão, elas destacam que pretendem manter a faculdade inserida “nas novas demandas que nos impulsionam a adotar práticas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”. Neste aspecto, lembram que a FEA já possui iniciativas “exitosas” em todos os departamentos e que a instituição é signatária, desde 2015, do Capítulo Brasileiro do PRME (Princípios para Educação Responsável) das Nações Unidas.

 

Plano do Gestão

 

O Plano de Gestão da nova diretoria da FEA foi construído em cima de quatro eixos de atuação: Diversidade e Inclusão; Inovação e Empreendedorismo; Comunicação; e Gestão e Coordenação. Sobre o eixo “Diversidade e Inclusão”, a nova diretoria destaca que pretende apoiar atividades e projetos que reconheçam as diferenças de trajetórias e, ao mesmo tempo, procurem produzir condições para que todos desenvolvam plenamente suas potencialidades, além de valorizar a convivência e a integração.

Temas como gênero, cor, inclusão de minorias, impactos em diversas dimensões de problemas de saúde mental, avaliação de políticas sociais e permanência estudantil terão prioridade na agenda.

O texto destaca que certas ações envolverão a articulação da FEA com a Reitoria para realização de programas voltados à permanência, acolhimento, mentoria, tutoria, orientação profissional, entre outros. Também reconhece a importância da criação da nova Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP para a adoção de práticas e ações direcionadas ao suporte e apoio das minorias.

Outro foco no tocante ao tema inclusão é a concessão de bolsas e auxílios financeiros específicos para alunos com condições econômicas desfavoráveis. "Tanto o Programa de Educação Tutorial (PET) como o Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) podem se beneficiar muito dessa nova realidade". A nova diretoria também ressalta que pretende manter e estimular a interlocução com as entidades estudantis da FEA, as quais têm demonstrado apoio à implementação de ações inclusivas e afirmativas.

Outra preocupação da nova diretoria está associada a questões de saúde mental e assédio. Nesse ponto, ela afirma que pretende apoiar atividades de conscientização sobre a cultura institucional que protejam os direitos humanos, além de assegurar um “ambiente acolhedor, confortável e saudável para o estudo e o trabalho”. “Estamos atentas às necessidades das pessoas com deficiência (PcD) de nossa comunidade. Assim, propomos realizar um levantamento e avaliação das condições de infraestrutura, equipamentos e recursos apropriados, antecipando a novas demandas e adequando-os às reais exigências”.

Em relação ao eixo “Inovação e Empreendedorismo”, o plano de gestão da nova diretoria ressalta a tradição da FEA nessas áreas, citando como exemplos de sucesso o evento SciBiz (Science meets Business) e o Mestrado Profissional em Empreendedorismo. “Pretendemos apoiar a concretização das atividades em andamento na FEA nessas áreas e a colaboração e inserção nas ações e apoios da PRPi e outros órgãos centrais da USP”.

Outro objetivo almejado é permitir uma maior articulação com o ecossistema de inovação e empreendedorismo da USP de São Paulo e do Brasil. “Adicionalmente, pretendemos potencializar investimentos em novas tecnologias para ensino e pesquisa, e estimular projetos que busquem uma maior sinergia entre docentes de diferentes departamentos da FEA, ou mesmo de outras unidades da USP para o fortalecimento de nossa posição, já privilegiada nessa área”.  

No tocante ao eixo “Comunicação”, o plano da nova diretoria destaca que a comunicação científica do conhecimento produzido na FEAUSP tem sido bem-sucedida, “reflexo da excelência das pesquisas e publicações realizadas por docentes e discentes”. Além disso, ressalta que o reconhecimento desse trabalho está evidenciado nas notas máximas obtidas pelos programas de pós-graduação da FEA. Nesse sentido, o texto reconhece a importância dos estímulos às publicações de trabalhos em periódicos internacionais de elevado fator de impacto. Destaca, no entanto, que existe um consenso acerca da “necessidade de tornar o conhecimento gerado nas universidades mais acessível à população”.

O plano de gestão aponta que o portal da FEA passa por aperfeiçoamentos constantes que visam adequar este importante meio de comunicação externa e interna aos novos desafios e necessidades. “Dadas as aceleradas transformações, também consideramos fundamental essa discussão mais aprofundada acerca das alternativas tecnológicas existentes e das adaptações e mudanças que seriam convenientes para um salto qualitativo do portal”.

A nova diretoria cita, ainda, como bem-sucedidas as iniciativas de professores que utilizam ferramentas como podcasts, blogs, canais no Youtube, perfis em redes sociais, além de participações em veículos tradicionais da mídia, para se comunicarem com o público externo. “É importante destacar que há colegas e grupos de pesquisa da FEA muito bem-sucedidos na comunicação de maneira mais efetiva para comunidades e públicos mais amplos”.  

Ao final, ressalta o objetivo da nova gestão de apoiar e fomentar uma comunicação social mais eficaz, procurando conectar as ações mencionadas com as políticas de mesma finalidade de outros órgãos da USP.

No quarto e último eixo, que trata da “Gestão e Coordenação”, o plano de gestão da nova diretoria da FEA destaca como um dos objetivos “criar e potencializar as oportunidades de sinergia entre os membros da comunidade feana”. Dessa forma, reconhece a importância de realizar “mapeamentos sobre as rotinas realizadas em várias instâncias da FEA, de modo a identificar possibilidade de otimização no uso de recursos humanos e materiais”.

Ainda segundo o documento, outro processo que adquiriu grande importância nos últimos anos é o “das contínuas atualizações que elevam os já altos padrões de qualidade, inovação, impacto e engajamento na formação de nossos alunos e realização de nossas pesquisas”. Desse modo, prossegue o texto, pretendemos apoiar esses processos que também encaminham de modo objetivo à obtenção da Acreditação de cursos da FEA na AACSB International (Association do Advance Collegiate Schools of Business)”.

Dentro deste contexto, a nova diretoria reconhece ainda o valor do processo de internacionalização, e considera relevante definir estratégias que considerem diferentes horizontes temporais, tanto para a realização de intercâmbios docentes e discentes, bem como para a realização de parcerias de pesquisa com instituições internacionais.

As novas dirigentes da FEA também pretendem estimular a disseminação de informações sobre as exigências e os padrões adotados nas avaliações por parte dos Comitês de Ética em Pesquisa. Além disso, pretendem apoiar a discussão para decisão final acerca da implantação de um Comitê de Ética em Pesquisa na FEA, formalmente cadastrado no sistema CONEP, considerando as efetivas necessidades de dedicação para a elaboração de pareceres e reuniões dentro dos prazos estabelecidos legalmente, e a possibilidade de incorporação de colegas de outras unidades.

 

Conheça o perfil das futuras dirigentes da FEAUSP

 

Diretora Maria Dolores Montoya Diaz

Docente da USP desde 1997. Ingressou na FEAUSP como docente vinculada ao projeto de criação da FEA-RP/USP, onde permaneceu até 2010. Foi presidente da Comissão de Graduação e editora da revista Economia Aplicada. Em 2011, transferiu-se para a FEAUSP, onde foi presidente da Comissão de Pós-Graduação. É professora titular do departamento de Economia da FEAUSP e representante da Congregação no Conselho Universitário. E uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa EconomistAs [Brazilian Women in Economics].

 

Vice-Diretora Maria Sylvia Macchione Saes

Docente da FEAUSP desde 2002. Fundadora e coordenadora do grupo de pesquisa NAP - CORS (Centro de Estudos das Organizações) da USP. Presidiu a Comissão de Pesquisa da FEAUSP e coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da USP. Foi editora-chefe da RAUSP Management Journal. É professora titular do Departamento de Administração da FEAUSP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.