Próxima dos 70 anos, FEA desenha seu caminho para o futuro

Você está aqui

Enviado por milenan@usp.br em ter, 01/12/2015 - 10:05

Com o ano de 2015 quase se fechando é valioso fazer um balanço relatando alguns pontos que marcaram o exercício. A FEA é uma unidade muito viva com diversas atividades em contínuo desenvolvimento sempre de forma intensa e dinâmica.
O programa de incentivo à demissão voluntária - PIDV - definido ainda em 2014 como medida recomendada para a redução do quadro de servidores técnicos e administrativos, devido às limitações orçamentárias, impôs aos diversos setores da FEA a necessidade de rearranjar e readequar seus colaboradores, a fim de dar continuidade às atividades, diante da perda de 10% do seu efetivo.

Mesmo assim, melhoramos nossa infraestrutura com a realização de algumas obras: a nova Portaria frontal; melhorias e complementos na Biblioteca, como o Auditório Funcadi e a correção do abastecimento de água; e a contratação de construtora para realização de obras de passagem ao lado do FEA-5 e de uma portaria nos fundos.

A avaliação institucional da USP referente ao período 2010-14 foi concluída por uma comissão de assessores externos de alto nível e que, de maneira geral, teceu elogios, apesar de fazer diversas recomendações, como por exemplo a renovação e a reposição do corpo docente devido às aposentadorias e exonerações ocorridas.
Um significativo evento realizado pela FEA em prol da USP foi o Seminário de Governança Universitária, liderado pelo Prof. Jacques Marcovitch, ao qual compareceram praticamente todos os dirigentes das unidades de ensino e pesquisa e da administração central da Universidade. O objetivo foi apresentar e debater questões que levem ao aprimoramento da gestão da Universidade, em especial neste momento em que a instituição enfrenta grandes desafios, entre os quais a escassez de recursos financeiros.

Como em 2016 será celebrado o septuagésimo aniversário da FEA, estão sendo preparadas ações que enalteçam a trajetória da instituição.

Também prosseguem as negociações por parte da FEA com a Secretaria da Fazenda e a USP para a troca de posse de imóveis para que o FEA 5 passe a integrar de modo definitivo o espaço físico próprio da FEA.

Não posso deixar de mencionar a colação de grau de 487 alunos de graduação, e os mais 350 seminários, palestras, fóruns, encontros, debates, e outros eventos, entre os quais os congressos nacionais e internacionais, como o Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, o CONTECSI e o SemeAd. Lembro ainda a celebração dos 90 anos da Profª. Emérita Diva Benevides Pinho, a comemoração dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Administração, e a visita de muitos dirigentes e delegações acadêmicas do exterior. Tudo isso faz com que, ao se fazer um balanço, percebamos que a nossa querida FEA é desafiadora, inspiradora e enriquecedora.

Prof. Dr. Adalberto Fischmann - Diretor da FEAUSP